Decorre na cidade da Praia, nesta quinta-feira, 29, um atelier de avaliação dos riscos em Saúde Pública em Cabo Verde. Maria da Luz Lima, Directora Nacional de Saúde, presidiu esta manhã a cerimónia de abertura, evento que contou com a presença do representante da Organização Mundial de Saúde, Mariano Castellon, e de outros ilustres convidados.

Este atelier, que acontece sob a égide da Direção Nacional de Saúde, em parceria com a Organização Mundial de Saúde, tem como objetivo reforçar as capacidades para prevenir e preparar as urgências da saúde pública no país, fazendo uso de ferramentas internacionalmente utilizadas de forma a adequar as respostas às urgências.

Aliás, é recomendação da OMS que sejam reforçados os programas de emergência em saúde pública com o propósito de se identificar e orientar as respostas perante os desafios e as ameaças sanitárias, o que pode ser conseguida por via de sistemas de deteção precoce dessas ameaças para se estar apto a antecipa-las.

O atelier conta com a participação de profissionais de saúde e de vários parceiros para a estratégia nacional de riscos, que, durante os trabalhos, terão ainda em conta a importância da comunicação nas campanhas de combate aos riscos que Cabo Verde enfrenta nos dias de hoje no contexto nacional e regional.

FONTE: A Semana