A delegada de saúde da Praia, Ullardina Furtado, disse hoje que há uma tendência para a redução dos casos de paludismo, tendo neste sábado, 9, sido registado apenas três casos, depois do pico de mais 10 casos diários.

Essa tendência decrescente também foi assinalada pela Directora Nacional da Saúde, Maria da Luz Mendonça. Contudo, ambas consideram que os alertas devem continuar devendo a aposta continuar na prevenção da doença, através do combate aos mosquitos, já que o país está em plena época das chuvas, momento em que são registados maiores números de casos.

Continuar...

Cabo Verde faz parte da mais recente lista de países terceiros afetados pela crise dos ovos ou subprodutos contaminados oriundos da Bélgica.

A lista de países afetados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com Fipronil - pesticida expressamente proibido em animais destinados ao consumo humano - inclui 25 Estados-membros da União Europeia (apenas Portugal, Croácia e Lituânia ficam fora), dois dos três países da Área Económica Europeia (Noruega e Liechtenstein) e 19 países terceiros, nomeadamente Cabo Verde.

Continuar...

Uma delegação técnica de Cabo Verde participou até a última sexta-feira, em Lisboa, Portugal, no “Encontro de Oceanos/Oceans Meeting 2017”, subordinado ao tema “O Oceano e a Saúde Humana”, que reúne ministros responsáveis pelos Assuntos do Mar e organizações internacionais.

Continuar...

Com as águas estagnadas depois das últimas chuvas, a ilha do Sal encontra-se infestada de mosquitos, situação que “preocupa” o delegado de Saúde, José Rui Moreira. “Com a chegada das chuvas, a situação de mosquitos aumentou na ilha. Temos o mosquito vector, aedes aegypti, transmissor da dengue, febre-amarela, zica e chikungunya.

Continuar...